55+ (48) 4042-2525 contato@agilizeseo.com.br

Como ter uma presença digital eficiente e alavancar seu negócio?

Nos dias de hoje, a necessidade de estar presente no ambiente digital está cada dia mais evidente. O mundo à nossa volta está se tornando cada vez mais digital e isso inclui também o mercado de empreendedorismo.
Ter uma empresa fora do digital na era da internet é um risco muito grande. Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de como você pode ter uma presença digital eficiente através de alguns passos simples.
Confira a seguir o que preparamos para você!

Esteja nas Redes Sociais

As redes sociais são, sem sombra de dúvida, a maior tendência da atualidade. Para que sua estratégia digital tenha sucesso é fundamental que você invista em ter uma presença nas redes sociais.

Quais redes investir?

O ideal é que você esteja presente em todas. Para saber em qual você deve investir mais é necessário saber qual o foco de cada uma e onde o seu público-alvo se encaixa. As redes sociais mais utilizadas são:

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil atualmente, chegando à marca de 127 milhões de usuários mensais. Nele você pode utilizar os mais variados tipos de conteúdos (imagens, vídeos, textos, gifs) criar eventos, fazer publicações, seguir empresas parceiras, responder comentários e mensagens, interagir com seu público e por aí vai.

Estar presente no Facebook é uma necessidade real para a presença digital eficiente da sua empresa, pois lá se encontram todos os tipos de públicos, de todas as idades, gêneros, classes sociais e regiões do país. Além disso, você tem um contato mais direto e pode falar especificamente com o seu público.

Crie uma página. Assim, você poderá colocar informações gerais sobre a sua empresa e o produto ou serviço que você oferece, além de ter acesso a uma análise de como o seu público está interagindo com a sua página.

Instagram

O Instagram é uma rede social que está em ascensão em meio ao mercado empreendedor. Nos últimos anos cresceu bastante e aperfeiçoou suas ferramentas para empresas. Segundo estatísticas do próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa.

O público na rede social costuma ser mais jovem. Usuários entre 16 e 29 anos, afirmam checar o Instagram mais de uma vez por dia. Essa rede social é exclusivamente para fotos e vídeos. Você pode utilizar a linha do tempo, para publicações que você queira que fiquem fixadas, ou os stories para publicações rápidas, que irão sumir em 24 horas.

Dica

Apenas criar uma página em cada rede social não é o suficiente. Para que sua presença nas redes sociais seja realmente eficiente é necessária uma periodicidade de publicações. Com isso, a rede social associa que você publica em tais dias e o alcance de suas postagens será maior.

Uma boa estratégia é criar uma linha editorial com as publicações que você pretende fazer e ir testando durante um período, vendo o que funciona e como o público interage. A linha editorial vai ajudar você a se organizar e também a planejar o seu conteúdo.

Mas lembre: as redes sociais estão mudando constantemente, assim como os assuntos mais falados. Use a linha como um guia e não como uma regra.

Crie seu site

Um passo muito importante – se não o mais importante – para o seu processo de presença digital eficiente é a criação de um site.

Site ou página no Facebook?

Uma dúvida bastante frequente é “se eu já possuo uma página no Facebook, ainda assim eu preciso criar um site?”. Apenas uma página no Facebook (ou em qualquer outra rede social), por mais importante que seja para sua presença na internet, não é o suficiente.

Só um site pode sanar todas as suas necessidades. Nele você pode inserir todas as informações que você precisa e será muito mais fácil para o cliente encontrar o que procura.

Para criar o seu site, você precisa definir algumas coisas, como o tipo de site, o quanto você pode investir, em quanto tempo, a complexidade de suas informações. Tudo isso é preciso ser levado em consideração antes de você começar o processo de criação.